Quantcast

Aposentadoria por invalidez. Depressão.

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
2 mensagens Opções
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|  
Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Aposentadoria por invalidez. Depressão.

Ton Brito
Caro consultor, minha sogra tem 58 anos e trabalha como professora. Atualmente ela possui duas matrículas no estado com 20h cada e mais 20h na prefeitura totalizando 60h semanais. Já trabalhou em escolas particulares, bancos e em órgãos estaduais. Somando todo o tempo de serviço ela já conta com mais de 35 anos de contribuição, aí vem o problema. Ela não consegue se aposentar como professora pq não tem 25 anos exclusivos como professora, A solução seria se aposentar no regime próprio mas nesse caso o tempo de serviço utilizado para uma matrícula não contaria para as outras e ela perderia muito com isso. Caso ela se aposente por idade daqui a dois anos será proporcional e como as matriculas do estado e prefeitura são recentes tb não é viável.

Diante deste impasse e outros problemas pessoais ela passou a apresentar um quadro depressivo pois sua saúde já debilitada pelos muitos anos de trabalho não consegue mais ensinar nas turmas de escolas públicas com mais de 50 alunos em média. Passou quase dois anos afastada (Mar/2010 a dez/2011) devido a laudos médicos de depressão que foram homologados pelas respectivas juntas médicas do estado e município, tentou voltar agora no começo do ano mas já entrou novamente no benefício pois precisa de medicamentos muito fortes, dorme por até 12h seguidas e não consegue dar aula, tem pânico só de pensar em ir à escola, sente muitas dores, problemas intestinais, infecção urinária e por aí vai...

Resumo da ópera: Com esta nova emenda constitucional que garante o salário integral ao aposentado por invalidez, seria possível ela conseguir se aposentar por invalidez ganhando o salário integral das três matrículas? Se não, qual seria o melhor caminho?
O fato de ela ter esse excesso de h/a pode prejudicá-la na hora de pedir a aposentadoria?
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|  
Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Aposentadoria por invalidez. Depressão.

Consultor em Previdência
Administrador
Ton

Infelizmente não sei responder sobre os direitos dos servidores públicos para lhe ajudar. Aqui respondo questões relativas aos benefícios oferecidos pelo INSS.
Consultor em Previdência
Carregando...